Se suspeitar que o sistema operativo do seu computador está corrompido ou foi modificado devido a atividade de software malicioso ou a uma falha do sistema, utilize o Assistente de Solução de Problemas do Microsoft Windows que limpa o sistema de quaisquer vestígios de objetos maliciosos. A Kaspersky recomenda que execute o Assistente depois de o computador ter sido desinfetado, para se certificar que todas as ameaças e danos causados pela infeção foram corrigidos.
O Assistente verifica se existem alterações no sistema, como, por exemplo, acesso à rede bloqueado, extensões de formatos de ficheiro conhecidas que foram alteradas, o Painel de Controlo está bloqueado, entre outras. Existem diferentes motivos para estes tipos diferentes de danos. Esses motivos podem incluir a atividade de software malicioso, configuração do sistema incorreta, falhas do sistema ou o funcionamento incorreto das aplicações de otimização do sistema.
Depois de a verificação estar concluída, o Assistente analisa a informação para avaliar se existem danos no sistema que requeiram atenção imediata. Com base na revisão, o Assistente gera uma lista das ações necessárias para eliminar os danos. O Assistente agrupa estas ações por categoria, com base na gravidade dos problemas detetados.